• AUTO ATENDIMENTO

    AUTO
    ATENDIMENTO

  • TARIFAS E TAXAS

    TARIFAS E
    TAXAS

  • QUALIDADE DA ÁGUA

    QUALIDADE
    DA ÁGUA

  • DICAS

    DICAS

Meio Ambiente

A água é a fonte fundamental da vida que sustenta todos os seres, sem ela seria o fim da vida neste planeta, nós temos impensadamente desperdiçado e envenenado este recurso natural finito, que é um elemento vital para a existência, temos que preservar o meio ambiente e os mananciais, pois desta forma estaremos contribuindo com o futuro do nosso planeta e de todos os espécimes.

Preservar o ciclo vital da água é preservar a natureza. Em muitas regiões da terra, o ciclo natural vem sofrendo muitas alterações. Os intensos desmatamentos fazem com que a água precipitada em forma de chuva, escorra mais rapidamente, reduzindo assim, a infiltração no solo e a sustentação dos cursos d'água, levando ao desaparecimento no período de estiagem (seca).

A impermeabilização do solo das cidades, intensificada pelo uso do asfalto, cimento e calçamento, reduz a infiltração da água, deixando também de abastecer os cursos subterrâneos. Muitas cidades precisam dessa água, retirada com a perfuração de poços para atender as suas necessidades.

A distribuição da água pelo planeta não é feita de forma regular, sendo que em muitos lugares ela é escassa, dificultando a ocupação do espaço e seu aproveitamento pelo homem. Diversas formas são encontradas para resolver esse problema, entre elas, a construção de represas, lagos, açudes, canais ou desvios dos cursos dos rios, beneficiando as áreas secas; ou ainda, a transformação de água salgada em água doce, pelo processo de dessalinização etc.

O SAAE de Oliveira atua efetivamente na preservação ambiental. Para isso conta com a força do trabalho em parceria com outros órgãos e ainda com o engajamento da população.

Durante todo o ano são desenvolvidos projetos de preservação e educação ambiental, que têm como objetivo assegurar a qualidade de vida, o bem-estar social e o despertar de novas posturas e atitudes por parte dos cidadãos.


22 de março - Semana Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi criado para despertar no cidadão a consciência da preservação ambiental, focando prioritariamente a Água como bem de destinação universal e direito de todos.

Durante o ano todo o SAAE de Oliveira desenvolve projetos e atividades relacionadas à preservação das águas. Esse trabalho é intensificado na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, quando são feitas visitas às escolas e atividades que despertam na população o sentimento de cuidado com este precioso líquido.

Em 2015 foi realizada a 3ª SEMANA DA ÁGUA pelo SAAE, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, GRAMDS e ROTARY.

Foram diversas atividades nas escolas, plantio de mudas nas ruas da cidade, além de uma palestra na Casa de Cultura sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico.


Projeto PNB (Pelas Nossas Bacias)

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) começou a desenvolver em dezembro de 2015, a primeira etapa do projeto chamado PNB (Pelas Nossas Bacias), desenvolvido pela Seção de Comunicação e Educação Ambiental.  A etapa inicial consiste na visita e cadastro de produtores rurais.

O projeto visa recuperar as bacias que são fontes de abastecimento de Oliveira, dentre elas, além do Rio Jacaré, os cursos d’águas, do Córrego dos Bois, próximo a 381, sentido santo Antonio do Amparo e o pontilhão de areia, sentido ponte de ferro, localizado na estrada que liga Oliveira ao povoado Antônio Justiniano, onde a autarquia possui pontos de captação.

A intenção é cadastrar os produtores rurais, ministrar treinamentos de educação ambiental, cercar nascentes, plantar mudas e dar assistência técnica.

Até o final de 2016, o projeto pretende alcançar todas as etapas e ao longo dos anos dar continuidade ao trabalho.


Dia 5 de Junho - Semana do Meio Ambiente

Oliveira continua atenta às atividades de Meio Ambiente da cidade e região, por isso anualmente a  SEMANA DO MEIO AMBIENTE é realizada pelo SAAE, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e GRAMDS.

Este evento tem como objetivo desenvolver ações, mobilizações e o envolvimento da comunidade nas práticas ambientais.


Projeto Selo Verde

“Saúde, consciência e educação ambiental”

Objetivo: Conscientizar a população para assuntos como a economia de água, preservação do meio ambiente, (coleta seletiva e destinação correta do lixo) e prevenção da dengue.

Público alvo: crianças e jovens de 03 até 17 anos que serão agentes persuasivos da comunidade para reeducação ambiental num todo.

Desenvolvimento:

1 - ministrar palestras para todos os estudantes das redes municipal, estadual e particulares de ensino, com distribuição de material educativo.

2 – Distribuir material educativo

3 - Visitas técnicas  in-loco sugeridas: (adequadas a faixa etária de cada aluno):

*Usina de reciclagem

*ETA – SAAE

*Lixão

*Viveiro Florestal

*Parque João Reis

* Córrego Maracanã

4 – Criação do Selo Verde: destinado a empresas, escolas, instituições e comerciantes que fazem qualquer tipo de ação pelo meio ambiente.

Tais órgãos se comprometerão com atividades em prol dos nossos objetivos, como: economia de água (comprovada), ações contra a dengue e reciclagem de lixo.

5 – Fiscais da natureza: nossos fiscalizadores serão as próprias crianças e jovens que serão organizados em comissões representantes de cada escola. A partir da constatação que a empresa está trabalhando com os temas propostos, ela será contemplada com o SELO VERDE, que ficará em lugar exposto do estabelecimento, indicando o comprometimento da empresa com o meio ambiente.

6 – Criação da logomarca: será feito um concurso entre os alunos para a criação do desenho da logomarca. Uma comissão avaliará o vencedor.

7- Divulgação: Depois de criada a logomarca, será feita uma página nas redes sociais para divulgação do projeto, que será contínuo em todo município. Será elaborado ainda um material de divulgação do selo (mini-cartilha).

8 – Adesão: Após esta etapa começará o trabalho de convite às empresas que irão se cadastrar ao selo.

9- Fiscalização: Em seguida o processo de fiscalização feito pelos estudantes.

10- Anualmente, na semana do meio ambiente as empresa e ou/ instituições serão homenageadas. Personalidades também poderão ser contempladas com o selo.