A Autarquia

Autarquia

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Oliveira foi criado no dia 22 de Outubro de 1968. Nesta época o abastecimento de água era feito através de captação em pequenos mananciais superficiais e alguns poços artesianos, porém sem tratamento algum.

Com recursos oriundos do empréstimo concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao governo brasileiro em 28/07/66 para amortização em 20 anos, foi construído o sistema de abastecimento de água. Em 22/10/1968 foi criada a Autarquia Municipal SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, através da Lei nº. 862. Em 14/02/69 o Município firmou convênio com a Fundação Serviço Especial de Saúde Pública (Fundação SESP) para a administração, operação e manutenção do sistema de abastecimento de água de Oliveira/MG, bem como para aplicação dos recursos do citado financiamento.

No dia 16 de Maio de 1969, foi instalado o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Oliveira, uma Autarquia Municipal com autonomia administrativa e financeira.

A Estação de Tratamento Dr. Carlos Chagas foi concluída e inaugurada em 15/03/70. A partir daí, observou-se um grande impulso na qualidade dos serviços prestados pelo SAAE à comunidade. As obras de redes de distribuição tiveram continuidade e a população beneficiada aumentou consideravelmente desde então.

Com amortização total do financiamento do BID, ocorrido em 1986, findou também a vigência do convênio firmado com a Fundação SESP. Foi então, no dia 29 de Julho de 1986, celebrado novo convênio para continuidade da administração da Fundação SESP à frente do SAAE por mais 15 anos.

Em 16 de Abril de 1991, foi extinta a Fundação Serviço Especial de Saúde Pública (Fundação SESP) e instituída, em seu lugar, a Fundação Nacional de Saúde (F.N.S.). Mesmo assim, continuou sua eficiente administração junto ao SAAE. 

Em Agosto de 1999, por proposição da Fundação Nacional de Saúde, o convênio em vigor foi reincidido, ficando a mesma à disposição do município para orientações técnicas e administrativas e a administração do SAAE ficou a cargo do próprio município. 

Em 2018 o SAAE de Oliveira completou seus 50 anos levando a seu consumidor água de qualidade e com planejamento para os próximos anos. 

Em 2022 colocamos em funcionamento a nossa Estação de Tratamento de Esgoto, depoluindo 98% do nosso Córrego Maracanã.  A meta é que até o fim de  2024 o Córrego esteja 100% despoluido levando mais saúde e qualidade de vida a toda população, pois nossa lema é planejar a vida e garantir o futuro de todos oliveirenses.

Conheça nossa missão, visão e valores:

 

 

 

 

 

 

 

 

 Atualmente a autarquia conta com 98 colaboradores e apresenta o seguinte organograma: